Conheça a Hakushika

A História

A chamada Nada GoGo ou “cinco vilarejos de Nada” é uma área entre a cidade de Nishinomiya e Kobe, ambas aos pés da montanha Rokko e de frente para a baía de Osaka. Famosa pela água Miyamizu - dotada de qualidades extremamente favoráveis à produção de sake - assim como pelo amplo acesso a arroz de altíssima qualidade, produtores têm desde 1330 escolhido a região como lar. Tanto é o caso que várias das mais antigas e prósperas produtoras são da área de Nada, e que a região por si só corresponde a quase 27% da produção de sake de todo o país.


Imagem 1: Nada/Nishinomiya cerca de 1700.

Uma dessas empresas é a Tatsuuma-Honke, cuja história começa em meados do ano 1600. Kichizaemon Tatsuuma era um talentoso homem de negócios que viu oportunidade na cidade de Nishinomiya, com sua água, arroz e acesso amplo ao oceano. Lá começou produzindo sake e barris dedicados a transportar a bebida para o grande mercado de Edo. Teve êxito em sua empreitada e a empresa foi prosperando ao longo dos anos.


Imagem 2: A Tatsuuma-Honke em meados de 1890.

Em 1840 e algumas gerações depois, a Tatsuuma aventura-se também na fabricação de veleiros para transporte de suas mercadorias e logo na sequência, em 1877, entra em uma exposição nacional de sakes com um rótulo chamado Hakushika. Nela são premiados e o Hakushika torna-se, mais tarde, a principal marca da empresa. Em 1889 ficou conhecida como a maior produtora de sake do Japão e o Hakushika Sake é levado para a Feira Mundial de Paris, recebendo a medalha de ouro.


Imagem 3: Propaganda do Sake Hakushika, 1930.

Com a segunda grande guerra vieram diversas dificuldades e desafios, e a empresa lutou para manter a fábrica em meio a escassez de arroz e a recessão econômica. Em 1950 o mercado volta a aquecer e a exportação, principalmente aos Estados Unidos, fica cada vez mais intensa. Hoje a Hakushika é conhecida como uma das principais fábricas de sake do Japão: desfrutando de crescente popularidade com um sake cujas características combinam com a ampla e quase ilimitada gama de sabores presente na culinária japonesa.

A Hakushika

A principal marca da Tasuuma-Honke, a Hakushika, representa tradição, bom-gosto e qualidade. Desde sua concepção, sua proposta principal era fazer um sake com um toque de requinte para ser degustado com uma deliciosa refeição: uma experiência que, segundo a empresa, tem a capacidade de enriquecer a vida. O objetivo portanto é a celebração da vida e a valorização dos pequenos detalhes que fazem-na valer a pena: por isso tanta atenção às sutilezas e cuidados tanto no rótulo quanto na produção do sake.

Logo Explanation
Imagem 4: A logomarca da Hakushika

Em tradução literal Hakushika significa "Cervo Branco" e a origem é uma antiga lenda chinesa. Segundo ela, o Imperador Tang Hsuang-Tsung (712~736 EC) encontrou um cervo branco vagando em seus jardins palacianos - percebeu através de observação mais cuidadosa então que o animal estava adornado com uma medalha de bronze: indicando que sua idade era de mais de 1000 anos. Interpretou o sinal como prevendo uma vida longa e próspera, significado que atravessou os séculos através da influência cultural e é adotado ainda hoje no Japão. A escolha foi, portanto, para que o Cervo Branco representasse a longa história da empresa assim como projetasse prosperidade ao futuro auspicioso que a aguarda.

Lenda do Cervo Branco “Hakushika”
Imagem 5: O Imperador e o Cervo Branco.

 

A Tatsuuma-Honke

A empresa é ainda hoje liderada pela família Tatsuuma, através do seu atual presidente e diretor Kiyoshi Tatsuuma, descendente do fundador. Continua tendo como lar sua cidade-natal de Nishinomiya e ostentando o lema "Não produzimos nosso bem: nós o cultivamos" lembrando sempre das suas origens e da importância do cultivo cuidadoso - tanto da matéria-prima quanto das suas virtudes basilares.

Esses princípios norteadores são presentes na fábrica, numa união entre a tradição e a tecnologia. Contando com um dos mais avançados processos de produção, controle de qualidade e envase, a Tatsuuma-Honke preza pela manutenção dos valores ligados à elegância do sake e ao enriquecer da experiência da vida através do ato de degustá-lo.


Imagem 6: Fábrica da Tatsuuma-Honke em Hyogo

Conheça os Rótulos

Agora que você sabe um pouco mais sobre a empresa e a marca principal, que tal conhecer um pouco sobre os variados rótulos que a Hakushika produz? Só clicar na imagem abaixo e conferir alguns dos melhores sakes disponíveis na Adega de Sake Curitiba!

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