Talvez este seja o sake feito para harmonização e para restaurantes, para quem curte tomar um sake bem seco, sem atrapalhar a comida. Sim, é bastante comum que os sakes das categorias premium, como os Daiguinjos e Guinjos, tenham um perfil mais delicado, leve e doce. No entanto, este IZUMI JÛDAN é um sake Extra Seco, com a classificação +12, que já caminha para o nada sutil, forte, e que veio mostrar serviço. Possui Umami e um corpo bem marcante, além de conseguir ser refrescante e frutado, como uma maçã. Produzido com a Levedura para Sake, desenvolvido pela própria Dewazakura.
Estive com o restauranteur Menandro Rodrigues, do Haru Ichiban no Rio de Janeiro, para escolher um sake que tivesse a cara da cidade.
E diante de 12 rótulos, este bem seco impactou demais para o Rio e o restaurante Haru. Firme, forte, excelente acidez e ao mesmo tempo tem o dulçor da maçã.
Conversamos com o Diretor de Produção, Sr. Kamota e o com o Sr. Nakano, o Presidente da Dewazakura, e eles sorriram.
Não é um sake de grande produção, feito para pouquíssimos clientes varejistas. Mas considerando o Adegão, eles resolveram aumentar a produção para nós.
O nome IZUMI 泉 que significa “água da fonte”, refere-se literalmente à fonte que se localiza no interior da empresa, proveniente do poço e do degelo das montanhas. Para quem é praticante de arte marcial sabe que o 10º Dan, ou JÛDAN 十段, em japonês, é um grau póstumo dado ao 9º Dan quando ele falece.
Para criar um sake que incorpora a leveza da fonte de água e a força de um Bushidô Imortal, foi escolhido esse nome para o rótulo.
“Vamos produzir esse sake para vocês, pois vocês mostram que respeitam demais a cultura do sake e compreendem o caminho da arte marcial.” disse o presidente momentos antes de fecharmos a parceria.
Categoria: Ginjo
Tipo: Genshu (Não diluído)
Classificação: Extra Seco +12
Polimento: 50%
Arroz: Miyamanishiki
Acidez: 1.4
Teor Alcoólico: 17,5%